RPG nas Telas!
- Se Joga Soluções Lúdicas
- 23 de abr. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 11 de mai. de 2021
Se você acha que nunca ouviu falar de RPG ou de seus elementos, eu tenho uma notícia pra você!!!
O mundo do RPG está à nossa volta!
Em especial nos filmes e séries que tanto nos divertem!
Confira alguns deles na nossa série RPG nas telas!

Já assistiu esse filme da Disney?
Nós particularmente estávamos muito curiosos, pois em janeiro de 2020, com a ajuda do universo todo, conseguimos ir pela primeira vez para a Califórnia onde mora a mãe do Gui (foi muito incrível, especial e inesquecível!) e vimos placas, banners e propagandas desse filme por todo lugar!!
Só conseguimos ver mesmo em 2021 e superou muito nossas expectativas! Não imaginaríamos que seria tão incrível e especial!
Quem assistiu sabe do que eu estou falando! Caso você não saiba e tenha interesse em saber, fica ligado que sábado chega aqui no IGTV mais detalhes e curiosidades sobre esse divertido filme da Disney no nosso RPG nas Telas!

Já assistiu Stranger Things da Netflix?
É uma série super divertida e muito bem avaliada que começa com uma mesa de RPG!
O RPG serve como inspiração e está presente na cultura popular. Está em filmes, jogos eletrônicos, séries, livros e até no discurso do Big Brother Brasil!
Em Stranger Things, da Netflix, o Dungeons and Dragons (bom e confiável D&D) serve tanto como ponto de partida para as aventura vividas, quanto como ponto central de referência, não à toa o monstro principal leva o nome de uma entidade do jogo, Demogorgon!!

🧙A trilogia Senhor dos Anéis foi escrita por J. R. R. Tolkien e virou filme, jogo, sistema próprio de RPG além de ser a essência de um grupo de aventureiros como formados em mesas de D&D.
Tolkien não criou apenas uma história, mas todo um mundo, a Terra Média, seus seres, línguas e culturas próprias, canções folclóricas e muito mais.
Não é à toa que é considerada a obra definitiva de RPG de fantasia!
🧝♂️Ali estão todos os elementos considerados clássicos e incorporados ao jogo de Gary Gygax (o Dungeons and Dragons), magos, guerreiros, patrulheiros, elfos, magia, trolls, armas mágicas, todos ingredientes para uma bela campanha de espada e feitiçaria.
No jogo de D&D existe uma raça, os Halflings, que são muito parecidos com os Hobbits de Tolkien, dizem que o nome seria o mesmo, mas problemas judiciais impediram isso de acontecer, assim Gygax “criou” uma raça que era igual aos seres pequeninos da série Senhor dos Anéis com outro nome.
O filme é sucesso até hoje e tem uns que amam e uns que não curtem de jeito nenhum! E você? De qual lado está?

Conan, o Bárbaro é o herói de uma série de histórias escritas pelo americano Robert E. Howard.
Suas histórias já foram história em quadrinho, filme, jogo, série e é também uma das classes possíveis em D&D!
O filme de 1982, tendo o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, como protagonista foi um sucesso de público e lotou cinemas!!
A Mattel queria fazer um boneco (hoje chamados de action figure) baseado no personagem, mas ficou com receio por conta da violência existente no longa e lançou o He-Man no lugar.
Em setembro de 2011 tivemos a refilmagem da história, protagonizada pelo ator Jason Momoa (o Aquaman!) não obteve o mesmo sucesso da primeira versão.
No RPG o Bárbaro é retratado como alguém muito forte e muitas vezes descuidado, muitos pensam no bárbaro como um atacante poderoso e sem intelecto, esse mito está caindo cada vez mais e a visão de um bárbaro que é um mestre no campo de batalhas é versado em diversos tipos de armas e perícias (como imaginado por Robert) ressurge e ganha espaço!!
E você, conhecia essa história?

Essa divertida série animada norte americana foi lançada em 2012.
Nela acompanhamos as aventuras de Dipper Pines e sua irmã gêmea Mabel enquanto passam um verão na cidade de Gavity Falls com seu tio avó Stanford Pines.
O Tio-avó Stan possui uma loja de lembranças e quinquilharias chamada a Cabana do Mistério.
Dipper e Mabel vivem as mais estranhas e fantásticas aventuras, enfrentando toda sorte de seres e situações inesperadas, com várias referências a filmes, livros e séries como Twin Peaks, Tomb Raider e Freddy Kruger da Hora do Pesadelo.
Temos a presença de seres famosos em diversos jogos como os duendes, vampiros e lobisomem, temos itens mágicos, magias e muito mais!
Diversas pistas e enigmas estão escondidos nos episódios, convidando o espectador a participar dos mistérios de Gravity Falls e desvendá-los!
Já assistiu? O que achou?

Série da Nickelodeon, estreou em 2005 e foi finalizada em 2008 e conta a história de um menino de 12 anos que é o novo Avatar, capaz de manipular os quatro elementos.
A série foi um sucesso e gerou uma continuação além de histórias em quadrinho, filme (live action), jogos e uma continuação (a Lenda de Korra).
Além disso foi anunciado um estúdio dedicado ao universo Avatar e um RPG próprio deve ser lançado até 2022!
O desenvolvimento das personagens, a forma de contar a história e as habilidades especiais de cada um traçam um paralelo muito forte com o RPG.
Podemos usar como inspiração na criação de personagens, para criarmos efeitos únicos nos "poderes" desses personagens e até mesmo como ambientação de um cenário.
Os episódios podem servir de inspiração para aventuras ou campanhas e os antagonistas podem se tornar o próximo vilão do seu jogo.
Nós realmente adoramos a série, que além de toda ação e todo RPG envolvido também fala de aceitação, de sentimentos e autoconhecimento.
Se não viu vale a pena conferir!

A série animada Caverna do Dragão, que em inglês recebe o nome de Dungeons & Dragons, foi produzida pela mesma empresa responsável pelo jogo, a TSR, e um de seus criadores foi Gary Gygax.
A série acompanha as aventuras de 6 jovens que são lançados em uma dimensão diferente, o reino de Dungeons and Dragons.
Para viverem nesse reino eles recebem armas mágicas e a ajuda do Mestre dos Magos (em inglês Dungeon Master).
Eles vagam por essas terras desconhecidas em busca de uma forma de voltar para casa.
Entre diversos perigos e desafios os mais emblemáticos são o Vingador (usa um elmo com 1 chifre, possui asas, mas não voa) e Tiamat, a deusa dos dragões representada por um dragão de 5 cabeças.
Muitos dos personagens foram criados como referência direta ao jogo, os monstros como Tiamat e o Beholder além da própria montaria do Vingador que é um Nightmare (pesadelo), uma criatura das trevas em forma de montaria que pode voar (mesmo não tendo asas)!
A série conta com 27 episódios lançados entre a década de 80 e 90 e nunca chegou a um fim oficial.
O que seria o último episódio (ao menos da terceira temporada) chegou a ser escrito, mas nunca foi gravado, ao menos não de forma oficial, pois muitos fãs fizeram versões a partir desse roteiro, inclusive uma HQ!
Desde o nome até os monstros a série animada Caverna do Dragão tem tudo a ver D&D!!
Já assistiu? O que achou? Contra pra gente!
Comentários