Desenvolvendo Habilidades com o RPG
- Se Joga Soluções Lúdicas
- 28 de jun. de 2021
- 7 min de leitura
Parte 2
Como já falamos no primeiro post ( https://www.sejogarpg.com/post/desenvolvendo-habilidades-com-o-rpg-parte-1 ) durante um jogo de RPG é possível (e bem provável) o desenvolvimento de várias habilidades!
Autoconhecimento
Conhecer a si mesmo provavelmente é a missão mais importante de todos nós.
Apenas quando nos conhecemos sabemos nossos limites, nossos talentos e fraquezas, além disso esse conhecimento desperta a empatia e a compreensão de nossa realidade.
No RPG trabalhamos essa competência na criação do personagem e no uso de suas habilidades, além é claro da escolha de como essa personagem irá se desenvolver.
Durante esse processo criativo o jogador vai se apropriando do personagem, conhecendo suas habilidades, poderes e como pode evoluir, essa reflexão transborda para sua vida fora do jogo, favorecendo um olhar para si mesmo, talvez até imaginando o que quer melhorar quando passar de nível! 😉

Trabalho em Equipe
Muito se fala sobre a importância do trabalho em equipe, entretanto essa habilidade não costuma ser estimulada nas salas de aula.
Existem atividades em conjunto e mesmo nessas atividades cada um trabalha sozinho e a sinergia é pouco explorada.
É comum separarmos o que tem que ser feito em pequenos compartimentos e cada participante executa sua tarefa isoladamente.
Trabalhar em equipe é mais que isso.
Trabalhar em equipe é unir o que cada indivíduo tem de melhor e aplicar essa característica de forma a melhorar o todo, é aprender em conjunto, é agregar pontos de vista diferentes e construir algo novo.
Conseguir organizar uma equipe em que os membros se complementam não é tarefa fácil, até mesmo por desconhecermos nossos talentos!
No RPG é mais fácil entender os pontos fortes e as fraquezas dos personagens, assim como compreender como diferentes classes, diferentes poderes tornam todo o grupo mais forte!
Em um jogo de alta fantasia medieval é sempre bom ter alguém resistente para os combates, alguém capaz de operar curas e alguém que possa proteger o grupo mesmo à distância.
Desde a criação dos personagens e durante todas as sessões da SeJoga! estimulamos o trabalho em conjunto demonstrando como somos mais fortes juntos!
Se conhecer, reconhecer os talentos dos outros e usar esses atributos para o bem-estar de todos é o verdadeiro trabalho em equipe!

Pensamento Crítico
Pensamento crítico é a capacidade de analisar uma informação, fato ou acontecimento de forma racional, utilizando e buscando argumentos comprovados e lógicos unidos a reflexão para sustentar a observação.
Refletir criticamente sobre o que recebemos, lemos, ouvimos ou assistimos evita que acreditemos em notícias falsas ou tentativas de distorções da realidade.
É se apropriar do conhecimento para alterar sua realidade e se tornar autor de sua própria história.
Quando exercemos o pensamento crítico saímos da posição de receptores passivos de informações, não aceitamos tudo como verdade apenas por termos visto em um local aquela informação.
Quem pensa de forma crítica vai além do que é mostrado, buscando ligações lógicas, argumentos que sustentem ou derrubem sua convicção.
Um pensador crítico está sempre pronto para mudar sua atitude e pensamento ao perceber que ele não é apoiado por fatos e comprovações.
A criatividade é nossa aliada no desenvolvimento dessa habilidade, pois nos faz buscar mais informações, mais dados e mais conhecimento!
Em uma sessão de RPG trabalhamos essa habilidade quando fornecermos informações aos jogadores e deixamos que eles analisem as peças e montem o quebra-cabeça.
Vamos imaginar que uma maldição assola uma região e para descobrir como acabar como o problema os heróis devem coletar pistas que podem ser obtidas em pergaminhos esquecidos, em tomos antigos e conversando com a população local. Esses dados devem ser analisados com o que quer que os jogadores já saibam e com o que já vivenciaram, deverão separar lenda de fato, acontecimento de fantasia, para assim chegarem à solução!
Esse é apenas um exemplo de como podemos desenvolver essa e outras habilidades durante um jogo de RPG!
Já tinha pensado nisso?
Pensando criticamente, o que acha desse assunto?

Oralidade
Oralidade é a capacidade de se comunicar através da fala.
Muito mais que apenas juntar palavras essa habilidade engloba a percepção de diferentes formas de se expressar, condizentes com a situação.
A maneira como os personagens irão falar com a rainha deve ser diferente de quando falam com um goblin fazendeiro!
Conseguir organizar e expor as ideias de forma clara e objetiva é importante para todos, seja para nos apresentarmos frente a uma banca de jurados, seja para jogar conversa fora com os amigos.
Em uma sessão de RPG usamos e muito a oralidade, a maioria das interações ocorre de forma verbal, os jogadores dizem o que querem fazer e o mestre narra as consequências ou então simplesmente conversam com o NPC (personagem não jogador) que está mais próximo.
Por conta de sua vertente teatral os jogos de RPG estimulam e desenvolvem a oralidade, ajudando a organizar o pensamento antes de falar, a pensarmos no que queremos falar, como e qual efeito queremos produzir.
Se jogar nas sessões é uma maneira de lidar com a timidez e conseguir libertar o que precisa ser dito!

Flexibilidade
Ser flexível é ser maleável, não rígido!
No sentido literal tem a ver com movimentos físicos e o quanto os músculos conseguem ser maleáveis sem romper.
Já no sentido figurado, que é o que estamos trazendo neste ponto de habilidades desenvolvidas pelo RPG, significa uma característica pessoal que trata da capacidade de ouvir, compreender ou aceitar ideias contrárias as suas e adaptar seu ponto de vista a partir de novas informações.
Uma mente rígida não aceita novas ideias e ignora fatos que a contradizem, por isso acaba presa em uma única visão de mundo e muitas vezes incapaz de resolver conflitos ou superar obstáculos.
Geralmente pessoas flexíveis são consideradas diplomáticas e simpáticas o que não significa que elas não tenham pensamento crítico e concordem com tudo.
Ser flexível está mais ligado a “pensar fora da caixa” do que de fugir de conflitos ou simplesmente concordar.
Ser flexível, ter flexibilidade cognitiva ou mental é ser capaz de se adaptar, de analisar a realidade de vários ângulos e não ficar preso a um modelo de ação.
Uma das maiores discussões no nosso país hoje é a polarização. Se a flexibilidade fosse mais desenvolvida na nossa sociedade certamente as pessoas se ouviriam e entenderiam o ponto do outro, gerando menos atrito, mais entendimento e respeito.
Aqui na SeJoga a flexibilidade é uma habilidade desenvolvida em todos os momentos de jogo, pois não importa qual situação os aventureiros se encontrem, eles sempre terão um ser mítico e completamente diferente para lidar, sem contar os companheiros de jornada, os outros jogadores, que sempre tem ideias diferentes.
Como um grupo eles sempre têm que decidir para onde ir, o que fazer e como executar seu plano.
Para que isto aconteça é necessário muito diálogo e flexibilidade para entender o ponto do outro e decidir o que é melhor para o grupo como um todo!
Sem dúvida é uma habilidade importante, necessária e que pode mudar muito as coisas no mundo real!

Escrita
Para todo lugar que olhamos existe algo escrito!
Seja em placas de trânsito, em avisos, rótulos e o tempo todo temos que escrever algo, seja um e-mail no trabalho, um recado para alguém, uma mensagem no zap ou um comentário em alguma rede social.
Ainda assim a maioria das pessoas considera a escrita algo difícil!
Lembro que ter ouvido que existem apenas duas boas dicas para quem quer escrever melhor: a primeira é leia bastante; a segunda é escreva.
O RPG pode ajudar com as duas!!
Já falamos bastante como esse jogo é uma espécie de história, além disso mostramos como é necessário efetuar anotações antes, durante e após as sessões, assim o elo entre RPG e escrita é natural!
Logo na criação de personagem vários elementos são definidos e isso ajuda aqueles que estão com bloqueio criativo, mostrando caminhos possíveis.
Talvez suas primeiras criações sejam rasas, um simples soldado endurecido pelo campo de batalha que vai tentar a vida como aventureiro, um estudioso que deseja encontrar um poderoso artefato ou talvez até mesmo o sujeito que perdeu a memória e parte em uma jornada para se descobrir.
Conforme você for vivendo aventuras outras camadas serão adicionadas a esse herói, com o tempo suas histórias ficarão melhores, afinal você já viveu várias aventuras, conheceu outras histórias e tem outras inspirações!
Lendo, escrevendo e participando dos acontecimentos em mundos mágicos você pode desenvolver a importante habilidade de escrever!
A escrita não precisa ser um obstáculo!

Planejamento e Consequência
A capacidade de antever o que pode acontecer e se preparar para isso é parte do poder de abstração.
Muito importante nos jogos de estratégia, como o xadrez!! Bons xadrezistas conseguem planejar várias jogadas à frente!
Pode parecer até um superpoder e você pode treinar essa habilidade!!
Quando participamos de uma campanha de RPG (qualquer que seja o sistema) é necessário, ou ao menos recomendável, que se pense na evolução do personagem.
Quais atributos serão priorizados, quais poderes escolhidos, como será sua evolução conforme sobe de nível e ganha pontos de experiência?
Esses jogos permitem que os jogadores testem diferentes caminhos, diferentes opções de desenvolvimento e como isso os afeta.
O mestre pode fazer alguns monstros ou inimigos agirem sempre da mesma forma, por exemplo sempre atacando os praticantes de magia antes, dessa forma os jogadores podem analisar os combates, descobrir esses padrões e se preparem para a próxima vez que os enfrentarem.
Até a falta de planejamento gera consequências e essa é uma lição que os RPGistas aprendem rápido!

Interpretação de Texto
A interpretação é mais que compreensão.
Compreender um texto significa ser capaz de extrair informações do que se lê, interpretar significa interligar essas informações e extrair conclusões.
Interpretar é ler as entrelinhas, ver além do que está sendo mostrado!
E quando falamos de texto não estamos nos referindo apenas a escritos, a ideia é interpretar toda e qualquer mensagem, independente da mídia na qual está representada, como filmes, músicas, histórias em quadrinhos, pinturas, tudo que nos rodeia pode e deve ser interpretado!
Para interpretar corretamente é necessário possuir conhecimentos prévios sobre outros assuntos, por isso é visto como algo complicado ou difícil.
É necessário buscar outras informações e identificar os elos com o que está sendo analisado.
E como o RPG pode ajudar?
Em primeiro lugar é necessário ler, compreender e interpretar regras e mecânicas, instigando uma leitura mais atenta e profunda.
Durante o jogo os jogadores podem encontrar trechos de cartas, tomos antigos, bilhetes, toda sorte de pistas e informações, sendo seu trabalho entender como essas informações se relacionam e o que podem aprender com elas.
Além disso a forma como os NPCs falam, o que falam e quando falam pode dizer muito, revelando informações que podem ser vitais para a aventura!

Obrigada e até a próxima!
Comments