A importância de errar!
- Se Joga Soluções Lúdicas
- 3 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 11 de mai. de 2021
O erro é parte importante no processo de aprendizagem e a forma como o encaramos pode fazer toda a diferença.
Muitos de nós vivenciamos experiências desagradáveis ao errar e passamos a evitá-lo a qualquer custo, não queremos aquele risco em vermelho em nossa prova.
Em geral essa concepção nos persegue e pode inclusive nos limitar a tentar, o medo de errar pode ser o principal inimigo de sua criatividade.
Sim, o erro é algo que queremos evitar que se repita, mas ao enfatizar e dar apenas esta conotação perdemos seu mais valioso poder, o de ser combustível para o aprendizado!
Quando tentamos algo novo certamente vamos cometer alguns erros até que aquilo se fixe de fato em nós, tudo precisa de prática e tentativa para ser aprendido.
Ao errar estamos tentando, estamos agindo, abrindo o caminho.
Se erramos significa que já descobrimos uma forma que não funciona, um caminho que não leva onde queremos e isso nos dá a oportunidade de refletir, voltar e tentar um novo caminho.

Aprendendo com nossos erros também praticamos o pensamento crítico e desenvolvemos autoconhecimento.
Nossos equívocos devem ser conhecidos, entendidos e transformados em degraus para facilitar a trilha e não como barreiras a serem evitadas a todo custo, muito menos devem ser encarados como prova de que não somos capazes!
O sistema de RPG "Dungeon World", por exemplo, favorece o erro, pois apenas quando falhamos ganhamos experiência para passar de nível.
Dentro da mecânica de jogo do RPG o erro pode ser motivador de muitos momentos divertidos e situações inusitadas!
O que os seus erros já te ensinaram?
Comments